domingo, 24 de fevereiro de 2013

Feedback




O papel do feedback no processo de aprendizagem on-line.


Todos já um dia, ouvimos a palavra feedback. É uma palavra bem conhecida tanto no meio empresarial, como no meio educacional.
Na EAD utilizamos o feedback para orientar o aluno sobre o seu desempenho, e também para estimular e mostrar quais os pontos a melhorar e assim evoluir em sua vida acadêmica.
Uma das maneiras de se começar um feedback segundo KerKra e Wnacott (2000, apud MILL et al, 2008, p.122) é apontando o que o aluno conseguiu fazer primeiro para depois dar dica de como melhorar o que já foi feito.
Segundo Willians (2005, p. 52) existem alguns tipos de feedback que são:
a) Positivo: tem a função de reforçar um comportamento que desejamos que se repita. Deve ser utilizado sempre, mesmo que as pessoas já estejam agindo conforme desejamos. Isto evitará que elas deixem de agir adequadamente por falta de motivação.
b) Corretivo: tem por objetivo modificar um comportamento. Quando uma pessoa não está agindo adequadamente deve-se emitir um feedback deste tipo, tomando os devidos cuidados para não dar um feedback ofensivo.
c) Insignificante: é um feedback vago ou genérico a ponto de confundir o aluno sobre o seu propósito. Não provoca a reação desejada no aluno, como por exemplo, que ele continue estudando e interessando-se pela disciplina.
d) Ofensivo: Este tipo de feedback não orienta, não permite a aprendizagem pelo erro e não motiva para os estudos. Pelo contrário, acaba por gerar conflitos entre o professor e o aluno que o recebe.

Sendo assim, segundo Flores (2009) cada professor deverá encontrar um caminho próprio, uma “marca” pessoal nos seus feedbacks.  A informação passada deve ser útil e a linguagem utilizada precisa alimentar um diálogo interior no aluno.

 Referências
FLORES, A.L. O feedback como recurso para motivação e avaliação da aprendizagem na educação a distância. Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2009/CD/trabalhos/1552009182855.pdf Acesso em 24 de Setembro de 2013.

MILL, D.; ABREU-E-LIMA, D.; LIMA, V. S.; TANCREDI, R. M. S. P. O desafio de uma interação de qualidade na educação a distância: o tutor e sua importância nesse processo. Cadernos da Pedagogia. Ano 02 Volume 02 Número 04 agosto/dezembro 2008.

WILLIAMS, R. L. Preciso saber se estou indo bem: uma história sobre a
importância de dar e receber feedback. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário