domingo, 10 de fevereiro de 2013

Educação a Distância



O que é? 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_a_dist%C3%A2ncia


“Educação a distância é uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que alunos e professores estão separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não estão fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem."

O Papel do Tutor na Educação a Distância.








O uso pedagógico do googledocs
Fonte:http://tutorialparaprof.blogspot.com.br/2011/07/google-docs-na-educacao.html


Há uma infinidade de possibilidades de uso pedagógico ou de suporte às atividades do professor com o pacote de escritório do GoogleDocs.
1) Uso do editor de texto: o editor de texto do GoogleDocs, além do óbvio uso como editor de textos mesmo, também permite a criação de textos compartilhados. Assim, por exemplo, o professor pode propor a criação de textos de forma colaborativa por equipes de alunos e criar um doc compartilhado por todos de uma mesma equipe e pelo professor.
Essa possibilidade de uso e edição compartilhada é útil para, entre outras possibilidades:

  -   Propor produção de textos colaborativos;
  -   Propor a realização de trabalhos em grupo;
   -  Criar glossários dinâmicos.


2) Uso das planilhas eletrônicas: as planilhas eletrônicas também podem ser compartilhadas e editadas simultâneamente, esse caso é especialmente interessante para a disciplina de matemática, pois além de possibilitar uma melhor compreensão da aritmética e da álgebra, também permite a criação de gráficos e a compreensão de seu funcionamento. Os gráficos gerados a partir das tabelas também são especialmente interessantes para disciplinas que os utilizam bastante, como a física, a biologia e a geografia.
3) Uso de apresentações de slides: as apresentações de slides são particularmente interessantes como ferramenta de apresentação de conteúdos, informações e esquemas didáticos com um visual atraente. O GoogleDocs permite também que se faça edição colaborativa dessas apresentações e que elas sejam compartilhadas online.

Algumas possibilidades de uso para as apresentações de slides são:

    - Produção de conteúdos didáticos pelo professor,
   -  Esquemas didáticos e resumos;
  - Produção e apresentação de trabalhos pelos alunos (lembrando que a edição compartilhada facilita o trabalho colaborativo de grupos de alunos);


4) Uso dos formulários online: os formulários online do GoogleDocs estão associados à planilhas e constituem um meio simples e rápido de coletar informações, gerar apresentações gráficas e análises estatísticas de dados.


Alguns usos possíveis:

      - Produzir questionários sócio-econômicos dos alunos;

- Produzir diagnoses e pesquisas com os alunos ou com os pais, pois os formulários podem também ser acessados da casa dos alunos;
- Produzir pequenos testes e provas, ou atividades que os alunos possam realizar de forma autônoma e fora da escola.








Fontes:






Nenhum comentário:

Postar um comentário