quarta-feira, 23 de julho de 2014

TDAH

Tipos de transtorno de falta de atenção em crianças: 
TDAH e TDA sem hiperatividade



O QUE É:
TDAH é uma doença, e não um problema de caráter ou personalidade:
O comportamento hiperativo/impulsivo não é proposital, e melhora significativamente com o tratamento adequado.

Os dois tipos de hiperatividade mais aceitos são:
1) O transtorno por déficit atencional com hiperatividade (TDA+H);

2) E o transtorno por déficit atencional sem hiperatividade (TDA-H).
Algumas Características de TDAH em crianças/adolescentes.
TDAH - tipo desatento:
Não enxerga detalhes ou faz erros por falta de cuidado.
Dificuldade em manter a atenção.
Parece não ouvir.
Dificuldade em seguir instruções.
Dificuldade na organização.
Evita/não gosta de tarefas que exigem um esforço mental prolongado.
Frequentemente perde os objetos necessários para uma atividade.
Distrai-se com facilidade.
Esquecimento nas atividades diárias.
TDAH - tipo hiperativo/impulsivo 
Inquietação, mexendo as mãos e os pés ou se remexendo na cadeira.
Dificuldade em permanecer sentada.
Corre sem destino ou sobe nas coisas excessivamente.
Dificuldade em engajar-se numa atividade silenciosamente.
Fala excessivamente.
Responde a perguntas antes delas serem formuladas.
Age como se fosse movida a motor.
Dificuldade em esperar sua vez.
Interrompe e se intromete.
Algumas Estratégias Pedagógicas 
para Alunos com TDAH:
Na implementação das estratégias de sala de aula o papel do professor é de extrema importância, é quase imensurável a diferença que um professor informado e motivado corretamente pode fazer para seus alunos!!!
Recursos Importantes:
Lembretes em agendas e/ou cadernos
Listas de tarefas
Anotações em provas e trabalhos
Quadro de Avisos e cronogramas, servindo como ferramentas organizadoras de horários e datas   importantes.


REFERÊNCIAS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário