Intervenção psicopedagógica
Intervenção
significa ação de intervir, de mediar. Na psicopedagogia a intervenção vem logo
após um diagnóstico. O diagnóstico psicopedagógico é nada mais do que uma
investigação minuciosa para descobrir o porquê o individuo não aprende. Segundo
a professora Maria Thereza C.C. de Souza “é necessário um bom diagnóstico para
o planejamento de uma intervenção adequada”. Ainda segunda a professora, “não é
fácil fazer um bom diagnóstico, bem como não é fácil planejar e realizar uma
boa intervenção”.
Chamat (2008)
diz que para a realização da intervenção as atividades devem ser cuidadosamente
planejadas. E ainda segunda a autora as sessões devem ser divididas em duas
etapas: “a pedagógica e a cognitivista.” Na primeira trabalha-se o conteúdo
formal escolar de forma lúdica. Na segunda devem ser inseridos jogos que
trabalhem as estruturas mentais, ou seja, a cognição. Não é necessário
trabalhar com muitos jogos.
imagem retirada de http://atividades-di.blogspot.com.br/
imagem retirada de http://cursospelainternet.com.br/curso-de-atividades-ludicas/
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Referências:
Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar/ Fermino Fernandes Sisto...(et al.).13.ed. - Petropolis, RJ: Vozes, 2010.
Técnicas de Intervenção psicopedagógica: para dificuldades e problemas de aprendizagem/ Leila Sara José Chamat. - 1.ed. - São Paulo: Vetor,2008.
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