TODO MUNDO GANHA!
Muito boa a matéria sobre jogos da revista nova escola, mostrando a importância de se trabalhar com os jogos em sala de aula, como gostei muito tirei algumas coisas para postar aqui no blog e quem tiver mais interesse é só acessar o site da nova escola http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-impressas/260.shtml.
Comportamento de crianças e adolescentes diante de um jogo:
1) Planejam;
2) Pensam em estratégias;
3) Agem;
4) Analisam e antecipam o passo do adversário;
5) Observam o erro os erros;
6) Torcem, comemoram, lamentam;
7) Propõem uma nova partida;
"Para crianças e jovens, o principal atrativo é o caráter lúdico que indica que a prática é divertida e pressupõe uma relação interessante entre os participantes. Porem não fica de fora o compromisso, o esforço, o trabalho e até a frustração. O prazer que proporciona é ligado a superação, á satisfação de ganhar ou de ser melhor que antes" (Revista Nova escola. Março/2013)
Dicas de jogos:
SUDOKU
Anos: 6º ao 9º ano
Objetivos didáticos: Formular hipóteses e verificar se elas confirmam.
Objetivo do jogo: Preencher nove diagramas com nove casas cada, sem repetir os números de 1 a 9.
QUEBRA - CABEÇA
Objetivos didáticos: Identificar peças e criar estratégias para montá-las e fazer escolhas.
Objetivo do jogo: Sozinho ou em pequenos grupos, identificar e unir peças para compor uma figura.
MANCALA
Objetivos didáticos: Prever a jogada do adversário e procurar a melhor estratégia.
Objetivo do jogo: Conseguir capturar a maior quantidade de sementes.
DOMINÓ
Anos:1º ao 9º ano
Objetivos didáticos: Antecipar a jogada do oponente, calcular e escolher a melhor peça.
Objetivo do jogo: Terminar primeiro as peças que possui, encaixando-as nas de mesmo número já postas na mesa.
CARA A CARA
Anos:1º ao 9º ano
Objetivos didáticos: Relacionar informações, pensar em questões e aproveitar respostas para avançar no jogo.
Objetivo do jogo: Adivinhar o personagem escolhido por um colega com base em pistas sobre suas características.
MEXE-MEXE
Anos:3º ao 9º ano
Objetivos didáticos: Utilizar as cartas que já estão em um jogo para compor outras combinações.
Objetivo do jogo: Ser o primeiro a terminar as cartas que tem em mãos.
Anos:3º ao 9º ano
Objetivos didáticos: Utilizar as cartas que já estão em um jogo para compor outras combinações.
Objetivo do jogo: Ser o primeiro a terminar as cartas que tem em mãos.
BINGO DE NOMES
Anos:1º ao 2º ano
Objetivos didáticos: Identificar as letras que compõem os nomes da turma.
Objetivo do jogo: Completar primeiro um nome escrito em uma cartela com as letras ditadas pelo professor.
Anos:1º ao 2º ano
Objetivos didáticos: Identificar as letras que compõem os nomes da turma.
Objetivo do jogo: Completar primeiro um nome escrito em uma cartela com as letras ditadas pelo professor.
PEGA VARETAS
Anos:3º ao 4º ano
Objetivos didáticos: Aprimorar estratégias de cálculo mental.
Objetivo do jogo: Conquistar mais pontos recolhendo uma a uma varetas coloridas (com valores variados) jogadas na mesa sem mover as demais.
Anos:3º ao 4º ano
Objetivos didáticos: Aprimorar estratégias de cálculo mental.
Objetivo do jogo: Conquistar mais pontos recolhendo uma a uma varetas coloridas (com valores variados) jogadas na mesa sem mover as demais.
RPG (ROLE-PLAYING GAMES)
Anos: 9º ano
Objetivos didáticos: Interpretar a posição de diferentes países durante a Guerra Fria.
Objetivo do jogo: Assumir ações e falas de acordo com as caracteristicas da nação que representa.
Anos: 9º ano
Objetivos didáticos: Interpretar a posição de diferentes países durante a Guerra Fria.
Objetivo do jogo: Assumir ações e falas de acordo com as caracteristicas da nação que representa.
LEILÃO DE OBRAS DE ARTE
Anos: 4º e 5º ano
Objetivos didáticos: Reconhecer características dos quadros de Frans Post.
Objetivo do jogo: Identificar com o menor número de pistas, o quadro descrito no cartão.
Anos: 4º e 5º ano
Objetivos didáticos: Reconhecer características dos quadros de Frans Post.
Objetivo do jogo: Identificar com o menor número de pistas, o quadro descrito no cartão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário