terça-feira, 5 de março de 2013





Intervenção psicopedagógica


Intervenção significa ação de intervir, de mediar. Na psicopedagogia a intervenção vem logo após um diagnóstico. O diagnóstico psicopedagógico é nada mais do que uma investigação minuciosa para descobrir o porquê o individuo não aprende. Segundo a professora Maria Thereza C.C. de Souza “é necessário um bom diagnóstico para o planejamento de uma intervenção adequada”. Ainda segunda a professora, “não é fácil fazer um bom diagnóstico, bem como não é fácil planejar e realizar uma boa intervenção”.
Chamat (2008) diz que para a realização da intervenção as atividades devem ser cuidadosamente planejadas. E ainda segunda a autora as sessões devem ser divididas em duas etapas: “a pedagógica e a cognitivista.” Na primeira trabalha-se o conteúdo formal escolar de forma lúdica. Na segunda devem ser inseridos jogos que trabalhem as estruturas mentais, ou seja, a cognição. Não é necessário trabalhar com muitos jogos.

imagem retirada de http://atividades-di.blogspot.com.br/

imagem retirada de http://cursospelainternet.com.br/curso-de-atividades-ludicas/

imagem retirada de http://educar-flavinha.blogspot.com.br/2009_05_01_archive.html
magem retirada de http://educar-flavinha.blogspot.com.br/2009_05_01_archive.html





Referências: 
Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar/ Fermino Fernandes Sisto...(et al.).13.ed. - Petropolis, RJ: Vozes, 2010.

Técnicas de Intervenção psicopedagógica: para dificuldades e problemas de aprendizagem/ Leila Sara José Chamat. - 1.ed. - São Paulo: Vetor,2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário