Pistas para identificar dislexia
Sally Shaywitz Overrcoming Dyslexia. Tradução Luisa Mota
Primeiros anos
Atraso na linguagem, comparando com as outras áreas de desenvolvimento
Anos pré-escolares:
Dificuldade em aprender canções,
rimas e lenga-lengas;
Falha na apreciação de rimas;
Dificuldade em pronunciar as
palavras, persistência da fala à bebé;
Dificuldade em aprender e lembrar
nomes das letras;
Não saber bem as letras do seu
próprio nome;
Dificuldade em lembrar nomes
próprios.
Pré primário e primeiro ano:
Falha em perceber que as palavras se
podem separar;
Falha em perceber que as palavras se
podem segmentar em sons:
Dificuldade em ligar as letras a
sons (por ex. a letra b ao som b);
Erros de leitura que revelam não ter
ligação aos sons das letras;
Dificuldade ou incapacidade de ler
palavras comuns de uma sílaba;
Queixas de que ler é muito difícil,
foge quando é altura de ler;
História de problemas de leitura em
familiares:
Áreas fortes:
Apanha as coisas facilmente;
Adere facilmente a novas propostas;
Boa compreensão de novos conceitos;
Vocabulário extenso para grupo
etário;
Gosto por resolver puzzles;
Facilidade em construir modelos;
Boa compreensão de histórias lidas.
A partir do 2º ano
Problemas na fala
Má pronúncia de palavras longas e
pouco familiares (omitir partes ou confundir a ordem);
Fala pouco fluente, com pausas e
hesitações, com “hums...” enquanto fala;
Uso de linguagem imprecisa,
referências vagas a “coisas” em vez o nome do objecto;
Não conseguir encontrar o nome
exacto do objecto e confundir com palavras que têm um som parecido;
Precisa de tempo para dar uma
resposta, não é de resposta rápida
Dificuldade em lembrar informações e
factos (por exemplo nº de telefone, nomes, datas);
Problemas na
leitura
Falta de estratégia para aprender
novas palavras;
Dificuldade em ler palavras
desconhecidas, adivinha a palavra, falha em soletrar de forma sistemática;
Dificuldade em ler as palavras
pequenas de ligação (por, de, ...)
Atrapalha-se a ler palavras
multisilábicas;
Omite partes de palavras ao ler,
como se a palavra tivesse um buraco no meio;
Medo de ler em voz alta; evita ler
em voz alta;
Substituições, omissões, má
pronúncia;
A leitura é entrecortada e
esforçada, não é fluente ou suave;
Apoia-se no contexto para
descodificar as palavras;
Lê melhor as palavras em contexto do
que isoladas;
Rendimento muito mau em testes de
escolha múltipla;
Não consegue acabar os testes dentro
do tempo;
Substituição de palavras por outras
com o mesmo significado (carro, automóvel)
Dificuldade em ler os problemas de
matemática;
Leitura muito lenta e cansativa;
Os trabalhos de cãs nunca mais acabam,
pede ajuda aos pais para lhe lerem;
Muita dificuldade em aprender língua
estrangeiras;
A precisão de leitura vai melhorando
mas continua a faltar fluência;
Baixa auto estima, com um sofrimento
que nem sempre é visível para os outros.
Áreas fortes:
Excelentes capacidades cognitivas,
conceptualização raciocínio, imaginação, abstracção;
Aprendizagem é atingida mais pela
compreensão do que pela memorização;
Capacidade para apanhar as ideias
principais;
Boa capacidade de compreensão do
material que lhe é lido;
Habilidade para ler coisas dentro de
uma área de interesses, em que fez uma sobreaprendizagem dos termos;
Excelente compreensão de
vocabulário, pode ter um vocabulário sofisticado;
Muito bom em áreas que não dependam
da leitura como matemática, computadores, artes visuais, ou em áreas mais
conceptuais como filosofia, biologia, estudos sociais ou escrita criativa.
Jovens adultos e adultos
Problemas na fala
Persistência
dos problemas anteriores na linguagem oral;
Má
pronúncia de nomes de pessoas e lugares; tropeçar em partes de palavras;
Dificuldade
em lembrar nomes de pessoas e lugares e confusão entre nomes com som parecido;
Dificuldade
em evocar palavras, parece que estão “debaixo da língua”;
Falta
de expressividade na fala, em particular quando é o centro das atenções;
Vocabulário
compreensivo mais vasto que o expressivo, evitar usar palavras que podem ser
mal pronunciadas;
Problemas na leitura
História
de dificuldades de leitura e escrita na infância;
A
leitura vai-se tornando mais precisa mas continua a envolver esforço;
Falta
de fluência;
Embaraço
na leitura oral, evitar participar em actividades que exijam leitura oral
Dificuldade
em ler e pronunciar palavras pouco comuns ou estranhas;
Persistência
de dificuldades de leitura;
Grande
cansaço com a leitura;
Leitura
lenta na maioria dos materiais: livros, revistas, legendas;
Dificuldade
em testes de escolha múltipla;
Muito
tempo gasto para ler materiais relacionados com a escola ou trabalho;
Prefere
livros com figuras, gráficos ou esquemas;
Prefere
livros com pouco texto em cada página;
Pouca
tendência para ler por prazer;
A
ortografia continua desastrosa e preferência por escrever palavras mais
simples;
Áreas fortes:
Mantém
as áreas fortes sinalizadas em anos anteriores;
Grande
capacidade de aprendizagem;
Melhoria significativa quando tem
mais tempo em testes de escolha múltipla;
Pode
ser muito competente em áreas muito especializadas;
Pode ser muito bom em escrita se for
o conteúdo o importante e não a ortografia;
Boa capacidade de expressão de
ideias e de sentimentos;
Excelente capacidade de empatia e
relacionamento caloroso com os outros;
Sucesso em áreas que não dependam da
memorização de factos;
Talento para a conceptualização e
capacidade para encontrar perspectivas originais;
Notável capacidade de adaptação a
situações novas.
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