INFORMATIVO
PSICOPEDAGÓGICO
PSICOPEDAGOGIA
A psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico. Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas características evitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade. Terapeuticamente a psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento.
A psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico. Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas características evitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade. Terapeuticamente a psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento.
O DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO
O diagnóstico tem como objetivo identificar as
causas dos bloqueios que se apresentam nos sujeitos com dificuldades de
aprendizagem. Estes bloqueios apresentam-se por meio de sintomas que podem se
manifestar de diferentes maneiras: baixo rendimento escolar, agressividade,
falta de concentração, agitação e etc. O diagnóstico poderá confirmar ou não as suspeitas do
psicopedagogo. O profissional poderá identificar problemas de aprendizagem.
Neste caso ele indicará um tratamento psicopedagógico, mas poderá também
identificar outros problemas onde poderá ser feito encaminhamentos a outros
profissionais como, um psicólogo, um fonoaudiólogo, um neurologista, ou outro
profissional a depender do caso.
O diagnóstico e composto de 06 a 08 sessões, sendo duas sessões por semana, com duração de 60 minutos cada.
O TRATAMENTO PSICOPEDAGÓGICO
O tratamento poderá ser feito com o próprio psicopedagogo que fez o diagnóstico, ou poderá ser feito com outro psicopedagogo.
Durante o tratamento são realizadas diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender e o que poderá estar causando este bloqueio. Para isto, o psicopedagogo utilizará recursos como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, conto de histórias, computador e outras situações que forem oportunas. É através dos jogos que a criança ou adolescente adquire maturidade, aprende a ter limites, aprende a ganhar e perder, desenvolver o raciocínio, a concentração e atenção.
O diagnóstico e composto de 06 a 08 sessões, sendo duas sessões por semana, com duração de 60 minutos cada.
O TRATAMENTO PSICOPEDAGÓGICO
O tratamento poderá ser feito com o próprio psicopedagogo que fez o diagnóstico, ou poderá ser feito com outro psicopedagogo.
Durante o tratamento são realizadas diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender e o que poderá estar causando este bloqueio. Para isto, o psicopedagogo utilizará recursos como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, conto de histórias, computador e outras situações que forem oportunas. É através dos jogos que a criança ou adolescente adquire maturidade, aprende a ter limites, aprende a ganhar e perder, desenvolver o raciocínio, a concentração e atenção.
O
psicopedagogo irá ajudar a criança ou adolescente, a encontrar o seu estilo de aprender
e a sua melhor forma de estudar para que ocorra assim, êxito em suas
aprendizagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário