sexta-feira, 13 de abril de 2012

Lição de Casa


Lição de Casa


Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola



A lição de casa possui uma função pedagógica importante.
Ao iniciar o ano letivo, a animação é geral, a turma nova, as novidades para contar, pais, professores e alunos descansados. Porém esse entusiasmo dura pouco, quando a lição de casa começa a ser motivo de conflitos entre pais e professores.

A lição de casa surgiu nos Estados Unidos, nos anos 30, como parte integrante de um método de ensino para estudantes da zona rural.

A lição de casa possui uma função pedagógica importante. Além de ensinar a criança a construir uma relação de responsabilidade e autonomia, favorece o hábito do estudo. Entretanto, para que a lição de casa atinja esse objetivo, cabe ao professor orientar a criança em cada lição e esclarecer os objetivos dessa.

Os conflitos quanto à lição de casa começam a aparecer quando os pais acham que os filhos trazem lições demais para casa. A cena é comum, pais de um lado se queixando de não dispor de tempo para ajudar o filho e do outro lado a criança que às vezes não se lembra de fazer a lição ou não consegue desempenhá-la sem a supervisão de um adulto.

Mas como a lição de casa favorece muitos alunos, uma das formas de evitar esse clima de tensão que a atividade ocasiona, é o estabelecimento de um bom relacionamento entre os pais e a escola. É importante que a escola compreenda que a lição de casa é uma responsabilidade dela, e não do aluno e de sua família.

Algumas maneiras podem favorecer a realização da lição de casa, como por exemplo, criar uma rotina de estudo, disponibilizar um espaço da casa para esse fim e incentivo.
Os pais podem encorajá-las nessa responsabilidade, ao demonstrar interesse e ao dar autonomia quando oferecem sua ajuda ao invés de fazer a lição pela criança.


A importância da lição de casa


Por Elen Cristine

Todo profissional que atua na área da educação deve ter em mente o quanto o dever que o aluno leva para casa é fundamental no processo de aprendizagem. Segundo dados coletados através de pesquisas, 43,2% dos alunos que não realizam essa atividade de forma devida apresentam os piores desempenhos nos estudos.

Partindo desse pressuposto, surge então a necessidade de repensar, enquanto educador, na questão das lições que são enviadas para casa, bem como a forma que o aluno está sendo orientado a realizar tais atividades.
Com essa preocupação, a lição de casa tem sido alvo de reflexão ao se referir ao processo ensino-aprendizagem. Muitas vezes a lição de casa é enviada apenas para preencher o tempo do aluno.

Enquanto educador sugere-se que ao aplicar um conteúdo deve-se observar as dificuldades que os alunos apresentam durante o momento da explicação de forma que ao elaborar as atividades que serão enviadas para casa, essas abordem o necessário para que seus alunos compreendam com clareza o conhecimento no qual se deseja transmitir.

O ideal é que as estratégias sejam bem definidas tornando os alunos capazes de fazerem a diferença, no sentido de consolidar os conteúdos apresentados em classe, de forma que tenham um bom desempenho na evolução da aprendizagem.
Ressalta-se que o professor ao elaborar suas atividades deve construí-las no sentido de criar estratégias e objetivos que irão propiciar um melhor aprendizado para o aluno. 

Além disso, o professor pode e deve orientar seus alunos, ensinando-lhes qual a melhor forma de estudar no ambiente de casa, atingindo os reais objetivos que são propostos de acordo com cada atividade.
O ideal é que ao iniciar a construção das atividades escolares, tenha como ponto de partida o planejamento, visto que ele dará o suporte necessário. 
As atividades devem ser desafiadoras, porém compreensíveis aos alunos, os conteúdos pedagógicos devem ser bem definidos de forma que as estratégias sejam bem específicas. 
E, finalmente, ter a consciência de que lições de casa não foram criadas apenas para preencher o tempo do aluno em casa, mas sim com um objetivo real e importante para o desenvolvimento do aluno no processo educacional.


408532 Como motivar os filhos a fazer a lição de casa 1 Como motivar os filhos a fazer a lição de casa




Fazer os filhos fazerem a lição de casa é uma das tarefas mais difíceis para alguns pais. Como nenhuma criança  é igual, há aquelas que gostam de fazer as lições e aquelas que não conseguem nem ver os cadernos em casa. Se o seu filho se encontra na segunda opção, saiba como motivar os filhos a fazerem a lição de casa.
A rotina de estudo deve iniciar desde o momento em que a criança começa a trazer as tarefas para casa, ou seja, por volta dos 5 ou 6 anos. Para tanto, monte um cantinho do estudo, com uma pequena escrivaninha com materiais escolares como lápis, apontador, borracha, lápis de cor e papel. Tudo deve ser agradável e confortável para que a criança possa passar bastante tempo no local.
No início, ela terá muita dificuldade e, portanto, você precisará ajudá-la, tanto lendo o enunciado quanto explicando-lhe o que deve ser feito. Porém, cuidado para não fazer a tarefa por ela, pois essa obrigação é exclusivamente dela e, afinal, quem está estudando é ela, certo?
Se ela ficar condicionada a determinado horário de estudo, você não terá dificuldades em fazê-la cumprir todas as suas tarefas escolares. Entretanto, há crianças que, com o passar do tempo, vão ficando rebeldes e negam-se a cumprir as suas obrigações, seja por influência dos colegas ou por achar que não precisam mais estudar.
Se o seu filho se comporta desse modo, é preciso chamá-lo para uma conversa séria e perguntar-lhe o que está havendo, sendo que, até pouco tempo atrás, ele se sentava e fazia as tarefas sem problemas. Ouça o que ele tem a dizer e ressalte que, mesmo que ele ache que está certo, o estudo é muito importante para todos, pois é somente através dele que se obtém sucesso na vida. Então, vá até o cantinho do estudo com ele e, juntos, façam as tarefas, mas lembre-se de que o seu papel é apenas o de supervisora, pois é ele quem irá fazê-las.
Algo que muitos pais fazem e que não faz bem à educação infantil é dar recompensas quando os seus filhos terminam a lição de casa. Esse método não funciona porque a tarefa escolar é uma obrigação e, portanto, não precisa ser recompensada. As crianças devem se conscientizar da importância do estudo para as suas vidas e a recompensa virá com a vida ou com o elogio da professora.
Sempre que o seu filho apresentar problemas em resolver as lições de casa, vá até ele e pergunte-lhe sobre as suas dificuldades. Assim, você se aproximará dele e mostrará que estará por perto quando ele precisar da sua ajuda. Com o passar do tempo, ele ficará mais autônomo e conseguirá seguir nos estudos com as próprias pernas até chegar à vida adulta com muito sucesso e dedicação.
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